Boa noite pessoal tudo certo?? Vim falar sobre o óleo de argan. Muitas pessoas pergunta 'de onde surgiu o óleo de argan?' ou 'que tipo de cabelo pode se usar óleo de argan?' entre outras perguntas....Então vim falar sobre esse famoso óleo de argan! bora la?
O óleo de argan é um extrato retirado das nozes da planta Argania Spinosa. Encontrada apenas no Marrocos. Há séculos os marroquinos já usam esse óleo para tratamento do cabelo. E essa planta é extremamente rara, pois não é encontrada em outros lugares.
O óleo é produzido de forma manual....primeiro se retira a polpa das nozes e deixando-as no sol para secar, depois são utilizadas pedras para abrir as nozes secas para que as sementes sejam removidas, e em seguida, ela eh levemente tostada e o óleo é retirado.
INDICAÇÕES DO ÓLEO DE ARGAN
Além dele ser para tratamento capilar pode-se usar para tratamentos da pele....
Vamos ver o benefícios de cada um deles:
Cabelos: O óleo de argan ajuda nos problemas como o frizz e controle de fios rebeldes. Isso acontece por que os fios normalmente contém carga elétrica negativa por causa da queratina. Porém os óleos vegetais encapam os fios, fazendo com que a carga negativa escorregue para as pontas diminuindo o atrito e deixando-os com um aspecto saudável e maléavel.
Ele é um tratamento natural: seus antioxidantes e vitaminas melhoram a elasticidade dos fios, dão brilho luminoso, e ajudar a renovar os cabelos contra danos causados pelo calor, vento, oxidação, ou excesso de escovas e química, e por causa dessa ação ele é indicado em shampoos para cabelos afros e ressecados.
O óleo de argan tem 80% de gorduras insaturas e tem três vezes mais de vitamina E do que qualquer outro tipo de óleo vegetal, o que ajuda a nutrir melhor os cabelos, sendo útil para cabelos secos e quebradiços reduzindo as pontas duplas além de proteger por danos térmicos.
E ele também é benéfico para cabelos coloridos pois ajuda a manter a cor dos cabelos coloridos por mais tempo, o óleo de argan também é capaz de proteger os fios contra os danos causados por tintura e realçar o brilho e a maciez...Apesar de que ele também é indicado para fios oleoso, pois ele é absorvido mais rapidamente e não deixa resíduos que favoreçam a oleosidade, desde que não seja usado em grandes quantidades pois assim pode obstruir os bulbos capilar.
Pele:Além de ser famoso para o cabelo ele também tem se tornado conhecido para a pele. Sua hidratação permite que a pele absorva melhor os nutrientes e também em efeitos anti-envelhecimento(por propriedades antioxidantes como os nutrientes saponinas e vitamina E) anti-inflamatórios e cicatrizantes.
Ele possui um nutriente chamado esqualeno, que é um emoliente e umectante em formulações cosméticos. Auxilia também na prevenção do câncer de pele.
Como usar o óleo de argan:
Ele pode ser usado de várias formas: puro nas pontas do cabelos, em shampoo, em condicionadores, óleos sem enxagues e máscaras.È associado em tinturas no salão para proteger melhor os fios. É aplicado antes da coloração usando aproximadamente 10 a 15 mililitros massageando bem.
Se for aplicado puro é aconselhado usar só nas ponta aplicando como reparador ou deixando agir por uns 15 minutos.
Pele: O óleo também pode ser aplicado puro na pele, e apenas algumas gotas de 3 a 5 já é suficiente para hidratar. A absorção costuma ser muito rápida e ele pode ser aplicado em vários lugares do corpo. Diferente dos produtos para cabelos, nos cosméticos para a pele sua concentração varia de 2% e 10% que varia de acordo com o tipo de pele.
CUIDADOS ANTES DE USAR O ÓLEO DE ARGAN
O óleo precisa ser certificado para que não haja risco dele ter sido diluído em outros óleos,ou então de ele ter sido passado por um processo errado, de refinação ou maturação não assegurando que todos os fitonutrientes do óleo estarão presentes neste óleo.
Cuidados depois que usar o óleo:
Deve-se evitar exposição excessiva dos fios ao sol,evitar a umidade, não usar produtos que tiram o brilho como mousses e sprays, pois após o tratamento com o óleo de argan os fios ficam com aspectos sedosos e com brilho.
Caso tenha passado o óleo puro nos fios o ideal eh não usar secador e nem chapinha porque pode fritar os cabelos e danifica-los. Só use para proteger os fios se for misturado em algum creme finalizador. E apenas depois do secador ou da chapinha que pode passar o óleo puro para repara danos causados nos fios.
O óleo de argan não é perigoso para a pele, é importante continuar com a proteção diária e lavar diariamente o rosto com sabonete apropriado para não obstruir os poros.
CONTRA INDICAÇÕES
O óleo puro nos fios deve ser evitado por pessoas com cabelo muito oleosos, por que pode deixar os cabelos pesados e com aspecto mais oleoso e com menos volume....Neste caso recomenda-se usa-lo misturado em shampoos, condicionadores ou máscaras, somente algumas gotinhas em poucas quantidades.
Quem tem pele oleosa também tem q tomar cuidado com grandes quantidades, existe um estudo que mostra que ele tem um efeito redutor de oleosidade, mais se usado em grandes quantidades em pele oleosa ou com acne pode obstruir os poros.
Resultados:
Quando são aplicados no cabelo o resultados se é percebido logo na primeira vez, já os cremes com óleo de argan melhoram a penteabilidade a úmido e a seco.
No rosto e pele os resultados também são percebidos rápidos. Na primeira aplicação nota-se já uma melhora na hidratação que fica mais viçosa e bonita. Já o efeito antienvelhecimento pode demorar até 30 diaspara se manifestar mais também depende dos outros cuidados diários.
O óleo de argan funciona melhor na concentração de 10% ou mais a produtos como condicionadores ou máscaras, pois os usa como veículo, para cabelos antes do procedimento como tinturas ou alisamentos. Depois desse tipo de procedimento o ideal é usar puro nos fios.
Então pessoal é isso!!! Espero que gostem....bjssssss